Henrique Lecour, para sempre “O Professor”. In memoriam
DOI:
https://doi.org/10.65332/rpdi.v19.132Palavras-chave:
Henrique Lecour, Infeciologia, História da MedicinaResumo
Introdução: Henrique Lecour (1930-2019) foi Professor Catedrático e Especialista pela Ordem dos Médicos de Medicina Interna, de Doenças Infeciosas e de Medicina do Trabalho.
Objetivos: O Professor Henrique Lecour construiu uma carreira ímpar e faz hoje parte da História da Medicina Portuguesa. Deixou nela uma marca indelével, merecendo, portanto, ser lembrado e homenageado.
Métodos: Para elaborar o presente trabalho, foram analisados documentos sobre a carreira académica e clínica do Professor Lecour. Entrevistas foram conduzidas com o Professor António Sarmento, a Doutora Helena Ramos e o Doutor Correia Pinto. Foi dada ainda a oportunidade à autora de participar numa das tertúlias no restaurante “O Buraco”, nas quais o Professor era presença assídua.
Resultados: Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto (FMUP), Henrique Lecour palmilhou todo o seu percurso pós-universitário ligado ao Hospital de São João, onde atingiu o cume das carreiras académica e hospitalar, fortemente influenciado por nomes como os dos Professores Carlos Ramalhão, Cerqueira Magro, Tomé Ribeiro, entre os principais.
Conclusões: Afortunados aqueles que privaram com o Professor Henrique Lecour, como Professor Universitário, Médico e Humanista. Faltam palavras para descrever a dimensão da sua obra e o seu legado na Medicina, particularmente na Infeciologia, em Portugal.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
