Endocardite por Serratia marcescens
relato de um caso clínico e revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.65332/rpdi.v15.74Palavras-chave:
Endocardite infeciosa, Serratia marcescens, Embolização sépticaResumo
Introdução:
A endocardite infeciosa por Serratia marcescens é uma entidade rara e frequentemente fatal que apresenta uma relação histórica com a toxicofilia endovenosa. Nas últimas décadas, a maioria dos casos tem-se referido a doentes com morbilidades crónicas que procuram cuidados de saúde. Quando envolve válvulas de localização esquerda, apresenta alta frequência de episódios embólicos, destruição valvular e refratariedade à terapêutica médica isolada. Cirurgia valvular associada à antibioterapia tem sido recomendada como pedra basilar do tratamento.
Caso clínico:
Os autores reportam o caso de um utilizador de drogas endovenosas com endocardite infeciosa da válvula mitral por Serratia marcescens. Este caso foi complicado por embolização cerebral e esplénica, mas apresentou evolução clínica favorável apenas sob antibioterapia.
Conclusão:
É expectável um maior número de casos de endocardite infeciosa por este agente no futuro, com o aumento da população cronicamente doente frequentemente exposta aos serviços de saúde. Ainda não existe recomendação específica sobre a melhor opção antimicrobiana.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Rita Queirós, A. I. Barreira, M. Dinis Mesquita, A. Oliveira e Costa, J. Vaz Cunha, F. Guimarães (Autor)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
