Tosse convulsa – pesquisa e identificação de DNA de Bordetella – estudo retrospetivo
DOI:
https://doi.org/10.65332/rpdi.v14.55Palavras-chave:
tosse convulsa, Bordetella pertussis, pequenos lactentesResumo
Introdução:
A tosse convulsa é uma toxi-infecção respiratória causada pela bactéria Bordetella pertussis (B. pertussis) que continua ainda hoje a ser um problema de saúde pública relevante.
Objetivos: Determinar retrospetivamente o número de casos positivos para B. pertussis identificados no laboratório de Biologia Molecular, Polo HP – Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), entre setembro de 2011 e março de 2017.
Métodos:
Efetuámos uma pesquisa parametrizada anonimizada, por recurso ao middleware disponibilizado pelo Serviço de Patologia Clínica do CHUC, que teve por base o pedido de pesquisa de B. pertussis, tendo sido também solicitados os seguintes dados: idade, sexo e informação clínica. Em todos os pedidos a identificação da B. pertussis foi efetuada por PCR em tempo real (RT-PCR) e por nested multiplex PCR.
Resultados: Encontrámos 153 amostras positivas para B. pertussis (8% dos pedidos de pesquisa e identificação). Destes casos, 31,4% foram detetados em lactentes com idade ≤ 3M. Em 20 doentes (13,1%) com pesquisa e identificação positiva da B. pertussis foi solicitado hemograma. Nove dos 20 doentes apresentavam linfocitose, sendo que 8 tinham idade ≤ 2M. Todos os doentes com linfocitose necessitaram de internamento por dificuldade respiratória.
Conclusões: O número de pedidos de pesquisa de B. pertussis por suspeita de tosse convulsa tem aumentado desde que o teste foi disponibilizado no nosso Serviço, no último trimestre de 2011. O número de casos positivos para B. pertussis tem sofrido flutuações, com picos em 2012/13 e em 2016. Os casos positivos ocorreram principalmente em pequenos lactentes. A análise dos resultados reforça a necessidade de se manter um sistema ativo de vigilância epidemiológica e de se considerar a tosse convulsa como diagnóstico diferencial na infeção respiratória dos pequenos lactentes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 A. Carmo, A. Maresch, L. Correia, G. Marques, L. Araújo, Henriqueta Pereira, F. Rodrigues (Autor)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
