Endocardite por Stenotrophomonas maltophilia, a propósito de um caso clínico

Autores

  • Sara Ferreira Serviço de Medicina Interna, Centro Hospitalar Tâmega e Sousa Autor
  • Helena Moreira Serviço de Medicina Interna, Centro Hospitalar Tâmega e Sousa Autor
  • Susana Ferreira Serviço de Medicina Interna, Centro Hospitalar Tâmega e Sousa Autor

DOI:

https://doi.org/10.65332/rpdi.v13.44

Palavras-chave:

Stenotrophomonas maltophilia, endocardite infeciosa, infeção nosocomia

Resumo

Introdução:
S. maltophilia é um microorganismo oportunista emergente. A endocardite infeciosa por este agente é ainda um diagnóstico raro. O seu tratamento é problemático não só devido à experiência limitada com este tipo de infeção, como pela ampla resistência deste agente a várias classes de antibióticos.

Caso clínico:
Descrevemos o caso clínico de um doente do género masculino de 71 anos, com múltiplas comorbilidades e portador de próteses mecânicas aórtica e mitral, internado por insuficiência cardíaca descompensada, que ao 13º dia de internamento inicia febre sustentada, associada a bacteriemia por S. maltophilia e ao aparecimento de uma vegetação na prótese mecânica aórtica. Apesar da antibioterapia endovenosa dirigida, a evolução clínica foi desfavorável, tendo-se verificado o óbito do doente.

Discussão:
Com este relato partilhamos a nossa experiência na gestão de um caso de endocardite infeciosa causada por S. maltophilia. Apresentamos ainda alguns dados epidemiológicos relacionados com os isolamentos deste agente no nosso hospital em 2015. Acreditámos que os profissionais de saúde devem ser alertados para a existência deste microorganismo oportunista, responsável por infeções nosocomiais potencialmente fatais, cuja incidência tem vindo a aumentar.

Downloads

Publicado

2017-05-01

Edição

Secção

Relatos de Casos Clínicos

Como Citar

Ferreira, S., Moreira, H., & Ferreira, S. (2017). Endocardite por Stenotrophomonas maltophilia, a propósito de um caso clínico. Revista Portuguesa De Doenças Infecciosas (RPDI), 13(2), 85-90. https://doi.org/10.65332/rpdi.v13.44