Um caso de paracoccidioidomicose importado
DOI:
https://doi.org/10.65332/rpdi.v12.32Palavras-chave:
Paracoccidioidomicose, Paracoccidioides brasiliensis, fungo, orofaringe, cavidade oralResumo
Introdução:
Relatar um caso clínico de infeção por Paracoccidioides brasiliensis, um fungo endémico na América do Sul.
Caso Clínico:
Doente de 63 anos, sexo masculino, jardineiro, natural do Brasil, a residir em Portugal há 8 anos, recorreu ao Serviço de Urgência por odinofagia de agravamento progressivo com cerca de um mês de evolução e disfagia para sólidos e líquidos na última semana. Ao exame objetivo verificava-se hiperémia da mucosa oral e orofaríngea, com irregularidade da mesma, com aspeto granular especialmente na região do palato mole, úvula e pilares amigdalinos. Na mucosa jugal esquerda observou-se uma lesão ulcerada, friável e dolorosa ao toque que se estendia até o rebordo alveolar inferior. Na nasofibroendoscopia, verificou-se a presença de uma lesão com as mesmas características, na base da língua e valécula esquerda.
Discussão:
No estudo anatomo-patológico das biópsias das lesões efetuados identificaram-se microrganismos morfologicamente compatíveis com fungos do tipo da Paracoccidioidomicose. Com o aumento de doenças importadas, é importante para o médico conhecer a apresentação desta doença rara no nosso país, mas endémica na América do Sul, para o correto diagnóstico e tratamento.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2016 Joana Vaz de Castro, Hélder Oliveira Coelho, Maria João Aleixo, Carla André, Luís Antunes (Autor)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
