Leucoencefalopatia multifocal progressiva em doentes com infeção por vírus da imunodeficiência humana

estudo retrospetivo

Autores

  • S. M. Santos Interna do Complementar de Medicina Interna Autor
  • J. Alves Interno do complementar de Infeciologia Autor
  • S. Peres Assistente Hospitalar de Infeciologia Autor
  • F. Borges Assistente Hospitalar Graduado de Infeciologia Autor
  • K. Mansinho Diretor do Serviço de Infeciologia e Medicina Tropical Autor

DOI:

https://doi.org/10.65332/rpdi.v12.17

Palavras-chave:

Leucoencefalopatia multifocal progressiva, LEMP, Vírus da Imunodeficiência Humana, VIH, Vírus JC

Resumo

Introdução:
A leucoencefalopatia multifocal progressiva (LEMP) está associada à presença de imunossupressão, nomeadamente na infeção por vírus da imunodeficiência humana (VIH).

Objetivos:
Caracterizar a população internada num Serviço de Infeciologia com infeção por VIH e diagnóstico de LEMP. <

Métodos:
Foi realizado um estudo retrospetivo sobre os doentes internados num serviço de Infeciologia com VIH e LEMP de janeiro de 2006 a julho de 2013.

Resultados:
Foi feito o diagnóstico de LEMP em 16 doentes, apresentando estes um valor médio de linfócitos T CD4+ de 101 células/uL. Dos sete doentes que já se encontravam sob terapêutica antirretroviral combinada apenas um tinha carga viral suprimida no sangue periférico. A presença de défices motores foi a forma de apresentação mais frequente (62,5%). Sete doentes (43,75%) faleceram no internamento em que foi feito o diagnóstico. À data da colheita de dados mantinham-se em seguimento três doentes (18,75%), com uma sobrevida média de 3,4 anos após o diagnóstico.

Conclusão:
A LEMP é uma infeção oportunista rara, associada a estádios avançados da infeção por VIH, com múltiplas formas de apresentação e elevada taxa de mortalidade, tal como sugerido pelos resultados deste estudo.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

Santos, S. M., Alves, J., Peres, S., Borges, F., & Mansinho, K. (2016). Leucoencefalopatia multifocal progressiva em doentes com infeção por vírus da imunodeficiência humana: estudo retrospetivo. Revista Portuguesa De Doenças Infecciosas (RPDI), 12(1), 24-30. https://doi.org/10.65332/rpdi.v12.17