Leucoencefalopatia multifocal progressiva em doentes com infeção por vírus da imunodeficiência humana
estudo retrospetivo
DOI:
https://doi.org/10.65332/rpdi.v12.17Palavras-chave:
Leucoencefalopatia multifocal progressiva, LEMP, Vírus da Imunodeficiência Humana, VIH, Vírus JCResumo
Introdução:
A leucoencefalopatia multifocal progressiva (LEMP) está associada à presença de imunossupressão, nomeadamente na infeção por vírus da imunodeficiência humana (VIH).
Objetivos:
Caracterizar a população internada num Serviço de Infeciologia com infeção por VIH e diagnóstico de LEMP. <
Métodos:
Foi realizado um estudo retrospetivo sobre os doentes internados num serviço de Infeciologia com VIH e LEMP de janeiro de 2006 a julho de 2013.
Resultados:
Foi feito o diagnóstico de LEMP em 16 doentes, apresentando estes um valor médio de linfócitos T CD4+ de 101 células/uL. Dos sete doentes que já se encontravam sob terapêutica antirretroviral combinada apenas um tinha carga viral suprimida no sangue periférico. A presença de défices motores foi a forma de apresentação mais frequente (62,5%). Sete doentes (43,75%) faleceram no internamento em que foi feito o diagnóstico. À data da colheita de dados mantinham-se em seguimento três doentes (18,75%), com uma sobrevida média de 3,4 anos após o diagnóstico.
Conclusão:
A LEMP é uma infeção oportunista rara, associada a estádios avançados da infeção por VIH, com múltiplas formas de apresentação e elevada taxa de mortalidade, tal como sugerido pelos resultados deste estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2016 S. M. Santos, J. Alves, S. Peres, F. Borges, K. Mansinho (Autor)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
