Sistemas de vigilância inteligentes
implementação de tecnologia digital em unidades de cuidados continuados
DOI:
https://doi.org/10.65332/rpdi.v18.111Palavras-chave:
Vigilância epidemiológica, Tecnologia digital, Sistemas de informação inteligentes, Desmaterialização de processos, Avaliação de tecnologia em saúdeResumo
A vigilância epidemiológica requer a recolha, armazenamento e análise da informação com base em dados precisos e confiáveis, com a finalidade de recomendar medidas de melhoria contínua. O nosso objetivo foi desenvolver uma metodologia, com a adoção de tecnologias digitais, para apoiar e melhorar a integração das informações recolhidas. Os dados foram colhidos até à saturação no âmbito de trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Coordenação Regional da Administração Regional do Norte de Portugal do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e Resistência aos Antimicrobianos. Este é um estudo qualitativo com componente de design descritivo, utilizando discussões de grupos focais. Foi dividido de acordo com os estágios do ciclo de vida da tecnologia para descrever a sua implementação. Para cada etapa da estrutura do ciclo de vida das tecnologias digitais, foram identificadas e executadas atividades cruciais: (i) Descrição do fluxo de informações; (ii) Seleção de um sistema; (iii) Planeamento; (iv) Manutenção e avaliação. As Unidades de Cuidados Continuados foram selecionadas como áreas prioritárias de melhoria e introdução de novas ferramentas para adequar às necessidades locais. Sistemas de informação eficientes são a base para a vigilância epidemiológica. Este trabalho respondeu aos objetivos propostos e destacou a necessidade de implementar adequadamente sistemas de informação que suportem as necessidades do utilizador. O referencial metodológico adotado neste estudo pode ser utilizado como referência para estudos baseados em situações semelhantes. Investigações futuras servirão para determinar o impacto a longo prazo desta intervenção.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Diana Portela, Paula Baptista, Elvira Silva, Pedro Almeida, Victor Freire, António Amorim, Fernando Tavares, Lucas Ribeiro, Bernardo Gomes, Hugo Monteiro (Autor)

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
