Paniculite por Streptococcus pyogenes

Autores

  • Inês Fidalgo Martins Unidade de Infecciologia Pediátrica Autor
  • Tiago Milheiro Silva Unidade de Infecciologia Pediátrica Autor
  • Maria João Brito Unidade de Infecciologia Pediátrica Autor

DOI:

https://doi.org/10.65332/rpdi.v17.108

Palavras-chave:

Streptococcus pyogenes, paniculite, infância

Resumo

Introdução:
A paniculite é um processo inflamatório do tecido celular subcutâneo. A paniculite infecciosa é rara na criança imunocompetente e uma forma pouco habitual de infecção por estreptococos beta-hemolíticos do grupo A (GABHS).

Descrição do Caso:
Criança de 13 meses, do sexo feminino, previamente saudável, com febre (> 39º) com três dias de evolução e exantema eritematoso, não pruriginoso no tórax, abdómen, dorso e região axilar esquerda, com progressão para lesões nodulares, palpáveis com 5 a 10 mm de diâmetro, eritematopurpuricas, não dolorosas. À observação apresentava-se irritável e taquicardica. Analiticamente registava-se anemia, leucocitose com neutrofilia e PCR 171 mg/L. A ecografia dos tecidos moles era compatível com paniculite, sem áreas abcedadas. Na hemocultura isolou-se Streptococcus pyogenes e foi medicada com penicilina e clindamicina ficando apirética após 4 dias com regressão das lesões nodulares. Posteriormente por recusa no apoio plantar realizou ressonância magnética, que revelou osteomielite do astrágalo direito, pelo que após a alta manteve amoxicilina durante 4 semanas, com resolução completa das queixas.

Conclusões:
A paniculite infecciosa é uma condição rara na infância, particularmente na criança imunocompetente. A infecção por GABHS pode cursar com paniculite, mas não é frequente, o que torna este caso particularmente interessante.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Secção

Relatos de Casos Clínicos

Como Citar

Martins, I. F., Silva, T. M., & Brito, M. J. (2022). Paniculite por Streptococcus pyogenes. Revista Portuguesa De Doenças Infecciosas (RPDI), 17(3), 25-28. https://doi.org/10.65332/rpdi.v17.108