Neurossífilis precoce sintomática em doentes com infeção por VIH

revisão de uma série de 7 casos

Autores

  • D. Póvoas Serviço de Doenças Infeciosas, Hospital de Curry Cabral Autor
  • Z. Vesza Serviço de Medicina Interna, Hospital de São José Autor
  • M. J. Manata Serviço de Doenças Infeciosas, Hospital de Curry Cabra Autor
  • M. C. Catarino Serviço de Doenças Infeciosas, Hospital de Curry Cabral Autor
  • F. Correia Serviço de Doenças Infeciosas, Hospital de Curry Cabral Autor
  • J. Machado Serviço de Doenças Infeciosas, Hospital de Curry Cabral Autor
  • F. Maltez Serviço de Doenças Infeciosas, Hospital de Curry Cabral Autor

DOI:

https://doi.org/10.65332/rpdi.v11.1

Palavras-chave:

sífilis, neurossífilis, VIH

Resumo

Introdução:
A epidemia por VIH/Sida fez ressurgir globalmente a sífilis a partir dos anos 8O. A neurossífilis precoce sintomática é uma forma rara de sífilis que reapareceu associada à infeção VIH/SIDA. 

Objetivos e Métodos:
Caracterizar os casos de neurossífilis precoce sintomática em doentes infetados por VIH-1 internados numa enfermaria de doenças infeciosas no período de 2007-2013.

Resultados:
Foram selecionados sete doentes do sexo masculino com idades entre 26-46 anos. Os sintomas e sinais mais frequentes foram alterações oculares, confusão mental, cefaleias, crise convulsiva e hemiparésia. Em todos o VDRL do LCR foi reativo e o título do VDRL sérico superior a 1/64. Dois doentes apresentavam sífilis secundária. A duração média da infeção por VIH-1 foi de 4,7 anos. Em todos a contagem de linfócitos TCD4+ era inferior a 500 células/μL; dois estavam sob terapêutica antirretrovírica. O tratamento foi com penicilina G 24000000 unidades/dia EV (média 14 dias), com recuperação total na maioria dos casos.

Conclusões:
Nesta pequena série a maioria dos doentes teve evolução favorável, o que vem confirmar, aliás de acordo com a literatura mais recente, que a infeção por VIH não parece estar associada a um curso mais agressivo de neurossífilis precoce.

Downloads

Publicado

2015-05-01

Como Citar

Póvoas, D., Vesza, Z., Manata, M. J., Catarino, M. C., Correia, F., Machado, J., & Maltez, F. (2015). Neurossífilis precoce sintomática em doentes com infeção por VIH : revisão de uma série de 7 casos. Revista Portuguesa De Doenças Infecciosas (RPDI), 11(2), 50-55. https://doi.org/10.65332/rpdi.v11.1